Aula nº18 - Oxímoro
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Aula nº 13 - Apresentação de um livro
- Identificação da obra e do autor
- Número de edições da obra
- Prémios recebidos pela obra e/ou pelo autor
- Partes do livro (prólogo, epílogo, dedicatória, epígrafe, índice, capítulos (quantos), ilustrações…)
- Género da obra (romance policial, histórico, de aventuras, …)
- Tema da obra (deve ser só uma palavra ou expressão simples)
- Assunto: uma aventura, uma história entre… durante quanto tempo… onde…
- Intenção da obra (moralizadora, educativa, informativa…)
- Leitura afetiva: gostei, porquê (pela mensagem, pela personagem, pelo estilo do escritor…)
- Leitura paralela: este livro pode relacionar-se com esta outra obra (pintura, música, fotografia, filme…)
Aula nº 12 - Presente do indicativo
O Presente utiliza-se para:
- Referir um facto que acontece no momento da enunciação: O 7º C está na sala 34A.
- Indicar ações ou estados que não se alteram com o tempo: O Sol nasce todas as manhãs.
- Marcar uma duração prolongada: A Ana vive na Figueira desde que nasceu.
- Exprimir um estado habitual: Eu bebo leite (todas as manhãs).
- Aproximar da atualidade um facto passado: Em 1640 dá-se a Restauração da Independência.
- Aproximar do momento atual um facto futuro: Para a semana vamos de férias.
- Fazer uma intimação: Agora ficas calada e fazes os TPC.
- Atenuar a rudeza do imperativo: Queres estar calado?
- Pedir delicadamente: Tu trazes-me o livro amanhã, por favor.
Para
analisarmos os valores do Presente devemos ter em conta o valor aspectual da
frase, expresso na semanticidade do verbo, nas perífrases verbais e nos
advérbios e locuções adverbiais de tempo. Só depois devemos responder à
questão: O que é que a frase descreve? O que pretende comunicar-nos?
Subscrever:
Mensagens (Atom)