sábado, 12 de dezembro de 2015

domingo, 29 de novembro de 2015

segunda-feira, 16 de novembro de 2015



Aula nº 13 - Apresentação de um livro
  1. Identificação da obra e do autor
  2. Número de edições da obra
  3. Prémios recebidos pela obra e/ou pelo autor
  4. Partes do livro (prólogo, epílogo, dedicatória, epígrafe, índice, capítulos (quantos), ilustrações…)
  5. Género da obra (romance policial, histórico, de aventuras, …)
  6. Tema da obra (deve ser só uma palavra ou expressão simples)
  7. Assunto: uma aventura, uma história entre… durante quanto tempo… onde…
  8. Intenção da obra (moralizadora, educativa, informativa…)
  9. Leitura afetiva: gostei, porquê (pela mensagem, pela personagem, pelo estilo do escritor…)
  10. Leitura paralela: este livro pode relacionar-se com esta outra obra (pintura, música, fotografia, filme…)


Aula nº 12 - Presente do indicativo

O Presente utiliza-se para:
  • Referir um facto que acontece no momento da enunciação: O 7º C está na sala 34A.
  • Indicar ações ou estados que não se alteram com o tempo: O Sol nasce todas as manhãs.
  • Marcar uma duração prolongada: A Ana vive na Figueira desde que nasceu.
  • Exprimir um estado habitual: Eu bebo leite (todas as manhãs).
  • Aproximar da atualidade um facto passado: Em 1640 dá-se a Restauração da Independência.
  • Aproximar do momento atual um facto futuro: Para a semana vamos de férias.
  • Fazer uma intimação: Agora ficas calada e fazes os TPC.
  • Atenuar a rudeza do imperativo: Queres estar calado?
  • Pedir delicadamente: Tu trazes-me o livro amanhã, por favor.


Para analisarmos os valores do Presente devemos ter em conta o valor aspectual da frase, expresso na semanticidade do verbo, nas perífrases verbais e nos advérbios e locuções adverbiais de tempo. Só depois devemos responder à questão: O que é que a frase descreve? O que pretende comunicar-nos?